Se sofre de dor dorsal (ou dorsalgia), certamente que sente obstáculos na sua vida profissional e pessoal, nomeadamente na prática de desportos. Mais do que um incómodo, a dorsalgia também pode ser uma manifestação de doenças sérias, como por exemplo as úlceras.
Daí que seja tão importante consultar-se o mais rapidamente possível com profissionais especializados para a identificação da causa do seu problema e realização de exames para diagnosticar as especificidades da dor dorsal e assim direcionar o tratamento.
Conte com a equipa experiente da Clínica dos Ossos para dar o primeiro passo rumo ao fim da dor dorsal! Clique aqui para marcar já uma consulta
Quais são as causas principais da dor dorsal?
As dores dorsais resultam sobretudo de lesões e tensões musculares que surgem após um impacto ou fricção. Por esse motivo o problema pode aparecer de repente.
A má postura adotada diariamente, muitas vezes sem que o paciente se aperceba, também afeta a região dorsal. Posições incorretas alteram a longo prazo a estrutura da coluna, ossos, músculos e articulações. Ao enfraquecer os músculos dorsais, este tipo de posturas origina várias doenças que resultam em dores fortes. É o caso da escoliose, hérnia de disco e hipercifose.
A dorsalgia pode igualmente estar relacionada com algum problema renal, como por exemplo pedras nos rins.
Quais são os sintomas da dor dorsal?
A dor é o principal sintoma e pode persistir durante meses. Em muitos casos até evolui para uma situação crónica. Esta dor intensa afeta:
- A zona dorsal.
- Os rins.
- Os glúteos.
- A pélvis.
Em alguns casos a dorsalgia pode ser acompanhada por contraturas musculares, já que é provável que o paciente fique incapacitado de realizar movimentos na zona atingida.
Para evitar que um quadro de dorsalgia evolua para uma situação mais grave, conte com a ajuda dedicada da Clínica dos Ossos! Reserve já uma consulta pelo e-mail [email protected] ou ligue para o número 212 741 494
Como tratar a dor dorsal?
O repouso é o cuidado imediato para recuperar do problema. Este descanso deve ser adequado à condição do paciente, ou seja, a posição adotada deve evitar tensões musculares.
Os anti-inflamatórios e analgésicos são usados na dor dorsal para aliviar os seus sintomas.