Se a sua coluna tem um formato de «s» em vez de uma forma reta, saiba que pode estar com uma escoliose lombarou seja com um desvio no eixo da coluna vertebral.
É importante que detete este desvio o mais cedo possível para que um profissional de saúde intervenha rapidamente. Caso contrário a escoliose lombar pode levar anos para regredir e até mesmo ser irreversível.
Na Clínica dos Ossos apostamos numa boa postura e no equilíbrio corporal que podem ser adotados com técnicas de correção postural. Clique aqui para marcar já a sua consulta
Quando aparece a escoliose lombar?
A escoliose lombar resulta do desgaste da coluna, pelo que não aparece repentinamente, mas vai evoluindo gradualmente e piorando. Adoença costuma apresentar os primeiros sintomas na adolescência e é muitas vezes associada ao crescimento.
A escoliose também se desenvolve em crianças que tenham predisposição genética. Se não forem tratados, os mais pequenos podem ter o seu crescimento condicionado.
Na vida adulta afeta mais mulheres do que homens, é degenerativa e resulta da má postura e realização de trabalhos repetitivos.
Outros fatores associados à doença são:
- Distrofias musculares;
- Poliomielite;
- Tumores;
- Diversos tipos de síndromes ou malformações.
Quais são os sintomas da escoliose lombar?
Além da curvatura lateral, há outros sinais visíveis. São eles:
- Ombros com níveis diferentes que alteram a fisionomia do corpo;
- Cintura comuma estrutura desigual;
- Perna maior do que outra;
- Clavícula proeminente.
Desconfia que sofre pelo menos de um destes sintomas? Envie-nos um e-mail para [email protected] ligue para o 21 274 14 94 para agendar uma consulta e tirar todas as dúvidas!
É possível prevenir a escoliose lombar?
A adoção de uma postura correta e a prática de exercícios acompanhados por um profissional de saúde são boas medidas.
Como a adolescência é o período onde a escoliose lombar costuma aparecer, é importante adquirir o hábito de usar a mochila em ambos os ombros bem como evitar movimentos e esforços que danifiquem a região da coluna vertebral.
Perante qualquer sinal procure de imediato um médico.
Como tratar da escoliose lombar?
Na maioria dos casos os profissionais de saúde optam por tentar manter o desvio, evitando que piore, mas o tratamento da escoliose lombar depende semprede cada paciente e do grau de evolução da doença.
Na Clínica dos Ossos é elaborado um plano adaptado à idade do paciente, suas limitações e tipo de escoliose.
Os procedimentos recomendados e que estão ao seu dispor na nossa Clínica são:
- Osteopatia;
- Quiropraxia;
- Ortopedia
- Acupunctura;
- ActivatorMethod;
- Fisioterapia;
- Homeopatia;
- Massagens Terapêuticas.
Em comum todos estes tratamentos destacam-se por contarem com profissionais especializados e experientes! Ligue-nos já para o número 938 468 004.