Caso já tenha sofrido de dores nas pernas, de certeza que sabe que estas sensações podem ser extremamente incomodativas ao ponto de impedirem o desenrolar de uma vida normal. Além disso, por vezes as dores nas pernas são o sinal de uma doença que está a afetar os músculos, ossos, articulações, nervos, gordura, vasos sanguíneos e pele das pernas.
Na Clínica dos Ossos a sua dor nas pernas merece toda a nossa atenção. Conheça os nossos profissionais experientes e especializados. Clique aqui para marcar já a sua consulta
Dores nas pernas motivadas por má circulação
A má circulação afeta sobretudo pessoas em idades mais avançadas, que passam muito tempo sentadas na mesma posição e fazem pouco exercício físico.
Estes problemas circulatórios originam um quadro de insuficiência venosa e varizes, o que causa dores nas pernas e inchaço. As varizes são particularmente dolorosas e perigosas, se avançarem para um caso de tromboflebite: trata-se de uma condição em que a variz se entope devido a um coágulo, provocando uma inflamação.
Outro problema associado à má circulação é a trombose, que ocorre quando existe a formação de um coágulo sanguíneo numa ou mais veias existentes nas pernas ou coxas, podendo originar lesões graves. É comum que exista um aumento da temperatura nessa região, normalmente acompanhado por dor e inchaço. Esta situação pode resultar de hábitos sedentários e de um período pós-cirúrgico.
Dores nas pernas motivadas por problemas musculares
A mialgia é um exemplo de um problema muscular que causa dores nas pernas após o uso de sapatos gastos ou desconfortáveis, exercício físico intenso ou esforço demasiado repentino.
As cãibras nas pernas também são uma fonte de dor, surgindo principalmente em grávidas e pessoas mais idosas. As dores nas pernas surgem igualmente com uma contusão da musculatura da coxa devido a um trauma.
A destacar ainda a fibromialgia, uma doença crónica despoletada pela pressão de alguns pontos da musculatura que causa dor em diversas partes do corpo.
Dores nas pernas motivadas por problemas nos ossos
As fraturas malcuradas são umas das principais fontes das dores nas pernas tal como os tumores e infeções nos ossos.
A osteoporose por si só pode não causar dor, mas a diminuição da massa óssea origina fraqueza nos ossos, o que contribui mais facilmente para a quebra dos mesmos, levando a dores, por vezes agudas.
Dores nas pernas motivadas por problemas de coluna
Neste caso as dores nas pernas fazem-se acompanhar por outros sintomas nesses membros, nomeadamente a fraqueza e formigueiro.
Quando há dores nas pernas em movimentação, é possível que o paciente sofra de inflamação do nervo ciático ou hérnia do disco.
Identifica-se com algum destes casos de dores nas pernas? Coloque um fim a este incómodo e consulte-se com os profissionais da Clínica dos Ossos. Estamos disponíveis para o tratamento das dores nas pernas em crianças, adolescentes e adultos. Ligue-nos para o 212 741 494 ou envie-nos um e-mail para [email protected]
Dores nas pernas motivadas por problemas articulares
Estas situações normalmente resultam do desgaste (osteoartrose) e são particularmente recorrentes na população mais idosa. Os problemas articulares apontam a situações de índole ortopédica, como por exemplo artrite, gota, artrite reumatoide ou artrose, com sintomas a acompanhar as dores, nomeadamente a rigidez nas primeiras horas da manhã. As dores tendem a piorar com a movimentação da articulação.
Dores nas pernas motivadas por problemas nos nervos
Este quadro surge normalmente com problemas no nervo ciático que passa na coluna vertebral da região lombar e afeta a parte de trás da coxa e perna.
O nervo ciático é responsável pelo movimento e sensibilidade das pernas e a sua compressão pode acontecer devido a uma hérnia do disco ou osteoartrose da coluna, mais conhecida por «bico de papagaio». Esta patologia pode criar dor na perna, formigueiro e diminuição de força nesse membro.
A neuropatia diabética também pode causar dor por vezes até crónica com a lesão ou deterioração dos nervos devido a um quadro de diabetes.
Dores nas pernas motivadas pela gravidez
É usual existirem dores nas pernas durante a gravidez. Estas sensações são especialmente evidentes no princípio do período de gestação devido fundamentalmente ao grande aumento de produção de estrogénio e progesterona, o que dilata as veias e aumenta o fluxo sanguíneo. O aumento do peso e o crescimento do bebé podem levar igualmente à compressão do nervo ciático, criando dor nas pernas e inchaço.
Independentemente do seu caso, se sofrer de dores nas pernas, recorra à ajuda da Clínica dos Ossos. Conte com profissionais que se regem pelos valores da responsabilidade e dedicação. Marque já a sua consulta pelo 938 468 004
Como tratar das dores nas pernas?
Para identificar a causa das dores nas pernas, é importante observar as características e o local onde estas sensações estão presentes. É também relevante entender se o problema ocorre em apenas uma perna ou nas duas.
Os especialistas em dores nas pernas ainda devem prestar especial atenção à evolução destas sensações incómodas de forma a conhecer o maior número de elementos que poderão facilitar um diagnóstico exato.
Encontre na Clínica dos Ossos uma equipa pronta para o acompanhar ao longo do diagnóstico e tratamento das dores nas pernas. Os nossos profissionais são especializados nas áreas de Osteopatia, Acupuntura, Ortopedia, Activator Method, Homeopatia, Fisioterapia e Massagens Terapêuticas.
Tem alguma questão sobre o nosso trabalho? Entre em contacto connosco! Envie-nos as suas dúvidas para [email protected] para esclarecermos tudo