A dor na coxa é uma das sensações desagradáveis que sofremos com mais frequência. Esta manifestação pode resultar de atividades diárias normais, como por exemplo andar a pé ou de bicicleta e subir ou descer as escadas, sendo mais recorrente nas faixas etárias mais avançadas.
Sabia que os atletas profissionais são uns dos principais alvos de dores musculares nas coxas? Nestes casos as sensações incómodas ocorrem com o excesso de atividade física exercida sem o devido repouso dos músculos das pernas. Daí que surja uma fadiga muscular que fragiliza os tecidos dos músculos e origina dores e lesões.
Independentemente da sua situação, se sente constantes dores nas coxas, venha até à Clínica dos Ossos. Asseguramos um acompanhamento único disponibilizado por uma equipa experiente. Clique aqui para marcar já a sua consulta
Quais são as principais causas das dores nas coxas?
- Artrite Degenerativa: é uma doença que afeta os ossos, articulações, cartilagem articular e osso subcondral (que se situa sob a cartilagem). Além de dores nas coxas, esta patologia pode também causar rigidez, problemas de circulação sanguínea e joelho inchado.
- Artrose: é um tipo de artrite causada pela degeneração da articulação, provocando uma inflamação e dor na região da coxa.
- Osteomielite: esta doença surge devido a uma medula óssea infetada ou a microrganismos que infetam os ossos. Além da dor nas coxas podem ser identificados outros sintomas, nomeadamente inchaço, febre e vermelhidão.
- Dor ciática: esta sensação é causada pela inflamação do nervo ciático e os sintomas ainda incluem dormência, perda de sensibilidade e de força.
- Lesão muscular na virilha: este tipo de lesões causa dor na parte superior da coxa e na virilha.
- Rasgo ou distensão dos quadríceps: esta lesão ocorre geralmente na parte inferior ou superior dos músculos, próximo dos tendões, podendo causar dor forte na coxa juntamente com hematoma e inchaço.
- Mialgia na coxa: esta dor surge quando existe um excesso de atividade física a envolver o músculo da coxa.
- Pubalgia: doença causada pela sobrecarga de exercícios e que pode originar dor na coxa, começando na zona do quadril e irradiando para o abdómen inferior e virilhas.
- Hérnia: a hérnia do disco pode comprimir a raiz do nervo ciático, gerando dores nas coxas.
- Gravidez: o aumento súbito de peso pode causar dores nas coxas. Algumas doenças, como por exemplo edema (acumulação de líquido nos tecidos), podem igualmente originar dores e desconforto.
- Celulite dolorosa: os casos de celulite avançada causam dor na coxa.
- Má circulação sanguínea: no pós-operatório, se o paciente tiver de permanecer durante longos períodos de tempo numa mesma posição de repouso, pode surgir uma dor na região da coxa motivada pela má circulação do sangue.
Descubra a origem das suas dores nas coxas com a ajuda dos profissionais especializados da Clínica dos Ossos que colocam o interesse dos pacientes sempre em primeiro lugar. Agende já a sua consulta! Ligue-nos para o 212 741 494 ou envie-nos um e-mail para [email protected]
Quais são os tratamentos mais indicados para as dores nas coxas?
Antes de mais, saiba que se tiver consciência dos seus limites físicos, é possível prevenir muitos problemas que lhe podem causar dor na coxa. É igualmente relevante ter uma alimentação saudável para garantir um maior equilíbrio e recuperar corretamente de eventuais desgastes físicos.
Caso sofra de dores nas coxas constantes e incómodas, os profissionais da Clínica dos Ossos permitem-lhe um tratamento em várias áreas, como por exemplo Osteopatia, Acupuntura, Ortopedia, Activator Method, Homeopatia, Fisioterapia e Massagens Terapêuticas. Os procedimentos podem ser aplicados em crianças, adolescentes e adultos.
Não deixe que as dores nas coxas se transformem numa limitação no seu dia a dia! Confie na equipa da Clínica dos Ossos que se distingue pelos seus elevados padrões de qualidade. Se tiver qualquer questão, entre em contacto connosco pelo 938 468 004