Quais são os sintomas das artroses dos joelhos?
Esta doença crónica é bastante incapacitante e afeta as articulações, manifestando-se com frequência nos joelhos. Sabe quem tem maior probabilidade de desenvolvera doença mais cedo?
- Atletas,
- Obesos,
- Pessoas que têm profissões que sobrecarregam o aparelho locomotor,
- Pessoas com malformações das articulações ou deformidades dos joelhos.
As artroses do joelho são, por exemplo, muito frequentes nos jogadores de futebol. Esta patologia tem a definição de gonartrose e pode ser devidamente acompanhada e tratada na Clínica dos Ossos.
Sintomas da artrose do joelho
A articulação do joelho fica comprometida quando começa a ficar desgastada e os sinais são fáceis de identificar. São eles:
- Joelho inflamado (o que provoca o inchaço do membro e a sensação de calor);
- Dores na zona afetada após grandes esforços. Por vezes, as dores afetam a qualidade do sono e só melhoram após algum período de repouso;
- Pequenos estalidos quando move o joelho;
- Sensação de joelhos rígidos ao acordar e que só melhora cerca de 30 minutos depois, quando já há movimento dos membros;
- Limitações de movimentos, como esticar o joelho ou apoiar a perna no chão;
- Os ossos à volta da zona afetada acabam por crescer, causando o aumento do joelho, enquanto os músculos da coxa podem ficar mais atrofiados.
Regra geral, quem sofre de gonartroses tem sintomas nos dois joelhos, o que com o avançar da doença vai limitar a capacidade de locomoção do paciente.
Porque aparece a artrose nos joelhos?
São várias as causas na origem das artroses dos joelhos, nomeadamente:
- A idade, que à medida que aumenta leva a um desgaste natural das articulações;
- Peso acima do recomendado;
- Ter sofrido alguma queda ou traumatismo na zona dos joelhos;
- Ter outras doenças associadas, como diabetes ou hipertensão.
Nestes casos, o paciente pode apresentar os primeiros sintomas ainda em jovem, por volta dos 30 anos, ou até em criança e na adolescência, sobretudo se sofrer de obesidade.
Tratamento da artrose no joelho
Independentemente do membro afetado, o tratamento para as artroses recorre a uma destas técnicas:
- Osteopatia,
- Acupunctura,
- Ortopedia,
- Activator Method,
- Clínica Geral,
- Homeopatia,
- Fisioterapia,
- Massagens Terapêuticas.
Esta doença, apesar de crónica, pode ser tratada de forma a retardar a sua progressão. Em estádios mais avançados recorre-se à cirurgia.
Nas artroses dos joelhos recorre-se a:
- Medicamentos analgésicos,
- Anti-inflamatórios,
- Suplementos alimentares para melhorar o estado da articulação,
A fisioterapia é muito importante para a restauração das articulações. No entanto, lembre-se que esta deve ser realizada com profissionais especializados, que vão definir os exercícios indicados para cada caso clínico. Este acompanhamento é essencial, já que a má execução da fisioterapia pode agravar a doença.
Na Clínica dos Ossos são disponibilizados tratamentos para aliviar a dor, pelo que as sessões são delineadas após uma avaliação dos joelhos e identificação do grau de avanço da doença. A fisioterapia deve ser feita nos momentos de maior dor e, idealmente, todos os dias.