Apesar de atualmente ser também utilizada como tratamento estético, a mesoterapia, desde a sua introdução, tem sido amplamente utilizada com intuitos terapêuticos para debelar a dor, bem como a inflamação local, razão pela qual é designada também de mesoterapia da dor.
Em que consiste a mesoterapia da dor?
Trata-se de uma técnica médica que assenta na introdução de doses mínimas de medicamentos homeopáticos, quer por via intradérmica, quer por via subcutânea, na área afetada pela dor, recorrendo a agulhas muitos finas. A técnica é bastante eficaz para tratar vários tipos de dor, sendo, por isso, utilizada com frequência no âmbito de várias especialidades médicas.
Além da mesoterapia com agulhas convencional, existe também uma outra variante, isto é, a mesoterapia sem agulhas, a qual é bastante utilizada no domínio da medicina estética. Esta última é uma técnica que consiste na aplicação de produtos na pele, por via percutânea, os quais atuam sobre a zona afligida pela dor recorrendo a um dispositivo que permite a sua penetração na pele.
A quem se destina a mesoterapia da dor?
Esta terapia destina-se a todos os pacientes que sofrem de distúrbios dolorosos passíveis de serem tratados pela mesma e que, de alguma forma, tenham alguma resistência aos tratamentos convencionais existentes. Dito isto, a terapia é indicada para adultos, crianças, bem como a todos os pacientes que tenham indicação médica para receber este tratamento.
Quais são os problemas que a mesoterapia da dor trata?
Esta técnica médica está indicada para o tratamento de vários distúrbios, entre os quais podemos destacar:
- Artroses
- Bursites
- Cicatrizes
- Entorses
- Lesões musculares
- Lombalgias
- Nevralgias
- Problemas de circulação sanguínea
- Tendinites
Quantas sessões de mesoterapia da dor são necessárias?
A duração do tratamento está dependente do problema a tratar. Habitualmente, os tratamentos são realizados numa base semanal, sendo que o sucesso da técnica está dependente da comparência do paciente às sessões recomendadas pelo médico que o segue, pelo que deverá seguir o programa definido pelo mesmo.
Por isso, no que concerne aos preços da mesoterapia, em relação ao custo total, o mesmo pode variar em conformidade com o número de sessões realizadas.
Clique aqui para saber informações sobre o preço por sessão da mesoterapia.
Quais são os efeitos secundários da mesoterapia da dor?
Esta terapia é quase desprovida de efeitos secundários, sendo que quaisquer potenciais efeitos colaterais estão mais intimamente ligados à reação ao medicamento administrado do que à terapia em si. Mesmo assim, a introdução de um medicamento no corpo acarreta sempre um risco alérgico, embora este, no caso da mesoterapia, seja bastante diminuto e, quando acontece, está circunscrito à área cutânea onde o medicamento foi administrado.
De forma a evitar estes efeitos e tendo em conta que quanto mais cedo um determinado problema for tratado recorrendo a esta terapia, mais eficaz será a mesma, esta deverá ser realizada somente por médicos devidamente credenciados para efeito, que lhe possam facultar um diagnóstico precoce.
Nesse sentido, na Clínica dos Ossos dispomos de um corpo clínico profissional e qualificado não só para intervir em qualquer um dos problemas supracitados, mas também para diagnosticar atempadamente o seu problema, de forma a que possa usufruir de todas as potencialidades desta terapia.
Clique aqui para marcar uma consulta de mesoterapia na Clínica dos Ossos.