A tendinite nos pés pode afetar qualquer pessoa, com maior incidência sobre quem faz movimentos repetitivos ao longo do dia. É uma causa comum de dores nos pés, que pode também ser a causa de outro tipo de lesões por deixar os tendões enfraquecidos.
Por norma, quando propriamente detetada e tratada, a tendinite demora entre dois a três meses a passar, mas pode vir a demorar muito mais se for ignorada.
O que é a tendinite nos pés?
Um tendão é uma estrutura fibrosa, quase como uma corda, que une o músculo ao osso. Se um tendão sofrer demasiado abuso, sofrer impactos repetitivos ou estiver a ser usado de modo incorreto este fica danificado, tal como acontece com uma corda.
A tendinite é um problema de natureza repetitiva, e a reação natural do corpo a lesões – o reforço de oxigénio e nutrientes na zona lesada – não é o suficiente para curar na totalidade o tendão. Isto faz da tendinite um problema recorrente, a menos que algo seja feito.
Como prevenir que a tendinite nos pés nos apanhe?
É sempre bom saber como prevenir lesões, e a tendinite nos pés não é exceção. Para o fazer, deverá tentar seguir as seguintes indicações:
- Faça sempre um aquecimento devido quando for fazer exercício físico. Apesar de falarmos especificamente nos pés, a tendinite pode afetar qualquer área do corpo, e um bom aquecimento ajuda a prevenir problemas futuros.
- Faça por controlar o número de repetições e a força aplicada quando faz qualquer tipo de atividade que possa ter influência na área em questão.
- Interrompa a atividade em questão sempre que sentir uma dor incomum no decorrer da mesma. Aguarde algum tempo enquanto descansa. Se ao regressar à atividade sentir novamente dores deve procurar um médico para avaliar essa sensibilidade-extra e poder fortalecer a área em questão.
Quais os sintomas da tendinite nos pés?
Os sintomas variam de acordo com a zona do pé afetada e o estado da mesma. No entanto, existem três sintomas que por norma costumam ser identificáveis:
1. Dor
A dor avisa-nos que algo de errado está a ocorrer, e daí ser um bom motivo para parar e descansar, como referido quando falámos na prevenção do problema. A dor começa na zona do tendão e arredores, e quando sentida deve ser considerada um aviso do nosso corpo.
2. Inchaço
No caso de ignorarmos a dor, é provável começarmos a ver sinais de inchaço ao fim de alguns dias. Se tocar na zona, esta será também sensível.
3. Rigidez
É comum em casos de tendinite a área ficar “rija”, o que acaba por dificultar os movimentos.
Possíveis tratamentos da tendinite
Há várias formas de tratar a tendinite na zona dos pés, e cada caso deverá ser analisado por um profissional de modo a identificar o melhor método. Evite automedicar-se no seguimento da dor e esperar mais de 48 horas até consultar um profissional. Quanto mais cedo for avaliado mais rápida é a recuperação
Os tratamentos na Clínica dos Ossos não se limitam a tratar dos sintomas, mas ajudam também a identificar e prevenir a causa para que a tendinite não se torne um problema recorrente. Existem 6 opções de tratamento diferentes:
- Osteopatia
- Acupuntura
- Ortopedia
- Activator Method
- Homeopatia
- Fisioterapia
- Massagens Terapêuticas
Alguns tratamentos são mais adequados que outros consoante o resultado do diagnóstico. Para saber qual é o seu, não hesite em contactar a Clínica dos Ossos para o podermos ajudar.