Acabe de vez com as dores de cabeça
Um dos sintomas de saúde mais comuns na nossa sociedade são as dores de cabeça. Muitas vezes afetam a forma como agimos, alterando o humor e influenciando pela negativa o nosso quotidiano.
Na maioria das vezes é uma situação clínica sem gravidade, mas impeditiva. Pode ser despoletada por carências do organismo, tais como, insuficiências físicas, stress, privação de sono, cansaço, abstinência, etc.
Na maior parte das vezes, a dor de cabeça pode passar com:
- Descanso, fazendo com que perca tempo precioso;
- Medicamentos, que têm custo, e que, como vamos mais à frente verificar, podem não ser a melhor solução a longo prazo;
- Tratamento à cervical, que pode ser a melhor solução para as dores de cabeça frequentes.
Informe-se junto da Clínica dos Ossos sobre a melhor forma de combater as fortes dores de cabeça, contactando os nossos especialistas.
O que são as dores de cabeça?
A cefaleia, vulgarmente conhecida por dor de cabeça, é uma dor que pode ter inúmeras causas:
-
A dor de cabeça tipo tensão
É uma das mais usuais. Consiste, grande parte das vezes, na contração muscular da face ou do pescoço e podem ser motivadas por; stress, depressão, ansiedade e má postura. Este tipo de dor pode persistir por semanas ou meses e de intensidade variável – Se sofrer destes sintomas consulte um dos nossos especialistas para problemas de coluna o mais breve possível!
-
As enxaquecas
São outro dos possíveis motivos, mais recorrentes, de dor de cabeça. Um dos elementos que carateriza esta dor, é a intensidade da mesma se verificar de um lado da cabeça, de cada vez. São, na generalidade, seguidas de fadiga, depressão e podem também ocorrer distúrbios visuais. Normalmente, podem suceder com bastante espaçamento entre cada dor, sendo que podem demorar horas, mas raramente se estendem durante dias – aqui também na maioria dos casos a origem deve-se a problemas da região cervical – consulte rapidamente um dos nossos especialistas para este tipo de queixa!
-
Inflamação dos seios nasais
Esta condição vulgarmente conhecida por sinusite, aguda ou crónica, caracteriza-se pela dor localizada na zona do rosto ou da cabeça, que se inicia de forma muito rápida e que pode normalmente ser influenciada por antecedentes alérgicos ou de gripes.
-
Arterite temporal
Esta patologia é normalmente associada a pessoas com idades acima dos 50 anos e carateriza-se pelas dores agudas e crónicas generalizadas, enfraquecimento da visão e podem agravar-se com a mastigação.
-
Entre outras situações comuns
Que podem ter como primeiro sintoma a dor de cabeça, destacam-se: a febre, a gripe, o stress, a ressaca, a síndrome pré-menstrual, as dores nos dentes e a abstinência de cafeína, drogas ou medicamentos.
Existem inúmeros tipos e intensidades, da dor de cabeça frequente. É, assim, muito importante realizar um diagnóstico com um médico competente, que saiba diferenciar todas as características de uma dor de cabeça. Deve-se compreender se é uma dor contínua ou existe pressão na cabeça, a intensidade da dor, a zona em que a dor aparenta surgir com maior força, a frequência com que ocorre, e a duração ou firmeza,com que a mesma se mantém.
Faça chegar os seus problemas à Clínica dos Ossos, onde terá ao seu dispor um conjunto de especialistas experientes, que lhe irão fazer um diagnóstico preciso e a terapêutica mais adequada para as suas queixas.
Como pode prevenir as dores de cabeça?
Como já verificámos, as dores de cabeça chegam muitas vezes sem aviso prévio. No entanto, podem existir algumas formas de prevenir algumas situações, que, muito possivelmente, irão causar dor de cabeça e má disposição:
- Será importante evitar ingestão em demasia, de bebidas alcoólicas.
- O stress é um dos maiores causadores de dores de cabeça aguda.
- Muitas vezes,a falta de descanso pode levar à chegada da dor de cabeça forte. Quando assim for, o sono pode ser o seu maior aliado, mas cuidado, pois muitas das vezes dormir em demasia, pode também, causar dor de cabeça.
- Realizar exercício físico pode reforçar as suas defesas quanto à dor de cabeça, e pode também acalmar ou eliminar a dor.
- Alimentação saudável. O que come afeta o seu organismo e as dores de cabeça podem surgir em pessoas mais expostas a determinados alimentos e gorduras.
- Evite luzes intensas. Por vezes os seus olhos podem ter a vista cansada ou tensão ocular elevadae a luz poderá provocar dores de cabeça persistentes.
- Não tome medicamentos em demasia. Muitos estudos atestam que, as pessoas que consomem medicamentos em excesso podem ter mais crises fortes de dor de cabeça. A ingestão dos medicamentos, como a aspirina, o ibuprofeno e o paracetamol, os mais usuais em casos de dor de cabeça, quando tomados em excesso, podem tornar o cérebro mais sensível à dor, intensificando o problema e fazendo o doente entrar num ciclo vicioso.
É possível tratar as dores de cabeça!
Normalmente, trata-se a dor de cabeça com o uso de medicamentos como os analgésicos. Contudo, mais de 20 anos de experiência mostraram que, será em muitos casos preferível a utilização de um conjunto de terapias como a acupunctura, osteopatia e massagens terapêuticas, que podem aliviar tanto a dor, como reduzir o stress, muitas vezes elemento indutor da dor de cabeça.
No entanto, é imprescindível que sempre que se verificarem outros sintomas adjacentes à dor de cabeça, como náuseas, febre ou dor violenta e súbita, exista o acompanhamento imediato de um profissional de saúde que possa diagnosticar a patologia que o afeta.
Não facilite e obtenha toda a segurança que os especialistas da Clínica dos Ossos lhe podem proporcionar, contactando os serviços de Osteopatia, Acupunctura, Ortopedia, Activator Method, Clínica Geral, Homeopatia, Fisioterapia, Massagens Terapêuticas.
Não perca mais tempo e acabe já com as dores de cabeça!