A artrite reumatoide traz diversas limitações no dia a dia. Como dificulta os movimentos, esta doença impossibilita a realização de atividades quotidianas. Em alguns casos o simples ato de andar transforma-se numa tarefa bastante complexa. A vida laboral também pode ser afetada, visto que os pacientes com artrite costumam sofrer de cansaço constante.
Felizmente a Clínica dos Ossos apresenta um conjunto de soluções para que quem sofre de artrite reumatoide recupere a sua qualidade de vida. Em comum todos os nossos tratamentos distinguem-se pela sua eficácia! Conheça-os. Clique aqui para marcar já uma consulta
O que é a artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma patologia reumática, inflamatória e crónica. É também uma doença autoimune, o que significa que por motivos ainda de algum modo desconhecidos o sistema imunitário dos pacientes ataca as células do próprio organismo.
Este problema ocorre por norma de forma simultânea nos dois lados do corpo (ou seja, nas duas mãos, nos dois pulsos, nos dois pés…) e afeta os tecidos do organismo, dando origem a várias manifestações sistémicas (em todo o organismo).
A artrite reumatoide pode ocorrer em todas as idades, atinge mais o género feminino (num rácio de 4 mulheres para 1 homem) e tem como principal manifestação a inflamação das estruturas articulares e periarticulares (ou seja, que se encontram à volta de uma articulação).
Além de ser dolorosa, esta doença crónica causa rigidez (sobretudo ao levantar), inchaço e perda ou diminuição das funções articulares, afetando ligamentos, ossos, tendões, cartilagens e várias articulações.
Algumas das regiões mais atingidas são os dedos e punhos. É possível que a artrite se manifeste igualmente em joelhos, ombros, pés, cotovelos, ancas e coluna cervical, dificultando o movimento correto da área afetada.
A artrite reumatoide não tem cura, mas se for acompanhada e devidamente tratada, pode haver um aumento na qualidade de vida do paciente.
Comece já a recuperar da sua artrite reumatoide com a ajuda dos profissionais experientes e especializados da Clínica dos Ossos. Caso tenha dúvidas sobre o nosso trabalho ou sobre a doença, envie-nos uma mensagem para o endereço [email protected] ou ligue-nos para 938 468 004
Quais são os outros sintomas da artrite reumatoide?
Para além das manifestações já referidas, os doentes com artrite reumatoide também podem sofrer de:
- Aumento da temperatura das articulações.
- Falta de apetite.
- Perda de peso não intencional.
- Cansaço ou sensação de estar doente.
- Febre normalmente baixa.
- Nódulos duros nos cotovelos ou na zona dorsal dos dedos nos membros superiores e inferiores.
- Anemia.
Quais são os principais fatores de risco da artrite reumatoide?
Não existe uma causa específica para o desenvolvimento da artrite reumatoide. Acredita-se que uma conjugação de fatores ambientais, hormonais e genéticos pode estar na base desta doença.
Vejamos alguns fatores de risco normalmente associados à artrite reumatoide:
- Tabagismo: todos os indivíduos que estejam em contacto com o fumo do cigarro, mesmo que passivos.
- Idade: a artrite está normalmente associada a adultos jovens.
- Género: o sexo feminino está normalmente mais predisposto a estes casos, sobretudo no período pós-menopausa.
- Histórico de doenças: são conhecidos alguns casos em que a artrite surge após infeções de Rubéola ou Parvovírus.
- Poluentes: as pessoas em contacto com poluentes de tipo sílica (provenientes de fábricas de cimento, por exemplo) têm mais probabilidade de sofrer de artrite.
- Genética: ter algum caso de parentes com esta doença pode influenciar o surgimento da patologia.
Caso tenha um ou mais fatores de risco da artrite reumatoide, entre já em contacto com a equipa da Clínica dos Ossos! Cada um dos nossos profissionais segue os valores da responsabilidade e dedicação. Marque já uma consulta pelo número 212 741 494
Como poderá tratar rapidamente da sua artrite reumatoide?
A artrite reumatoide é uma doença que tem de ser tratada o mais precocemente possível com vista a minimizar as suas consequências. Logo é importante que o diagnóstico seja feito de forma célere para a elaboração de um tratamento adequado.
O tratamento irá sempre variar e ajustar-se à particularidade de cada doente. É fulcral que os pacientes realizem algumas alterações no seu tipo de vida, como por exemplo evitar levantar objetos pesados ou utilizar escadas, de forma a não forçarem demasiado as articulações.
Na Clínica dos Ossos existe uma equipa multidisciplinar para o tratamento de casos de artrite reumatoide nas especialidades de Osteopatia, Acupuntura, Ortopedia, Activator Method, e Fisioterapia, entre outras áreas.
Na presença de indícios ou sintomas de artrite reumatoide não perca tempo e contacte a Clínica dos Ossos pelo endereço [email protected]. Estamos disponíveis para tratar de crianças, adolescentes e adultos