Muitas vezes o sedentarismo do dia-a-dia obriga a manter a mesma postura, por um elevado período de tempo. É muito importante que faça pequenas pausas da pressão e das responsabilidades diárias, ajudando assim o seu corpo a lidar com a tensão muscular acumulada. É ainda fulcral que tenha não só em atenção o sintoma da rigidez no pescoço, de modo a evitar o agravamento ou alastramento para outras patologias, como também é importante que identifique a origem da dor, de forma a trata-la eficazmente.
Na Clínica dos Ossos tem ao seu dispor um conjunto experiente de profissionais de saúde, que irão ajudá-lo a tratar dos problemas que o debilitam.
O que é a rigidez no pescoço?
A zona do pescoço é uma das áreas do nosso corpo onde mais pressão é criada. Esta região é alimentada por ligamentos, músculos e tendões, responsáveis pelo apoio do pescoço e por todos os movimentos que executamos. É esta atuação, como suporte e movimentação da cabeça, que faz com que o pescoço, através de uma utilização exagerada dos músculos, possa sofrer lesões, provocando inflexibilidade e dores. A rigidez no pescoço limita não só os movimentos do pescoço, como também a parte superior da coluna. A tensão muscular no pescoço pode ser uma condicionante às atividades diárias e ao exercício, afetando não só a zona como também os membros.
A rigidez muscular no pescoço como sintoma isolado, não é uma doença grave, mas pode criar dor e afetar fortemente as atividades do paciente.
Causas para a rigidez no pescoço.
Este desconforto ou dor pode oscilar de intensidade ligeira a forte e pode surgir de forma súbita ou crónica. Entre as causas mais comuns está o stress e a má postura, embora possam também surgir outras patologias. Vejamos quais:
- O Torcicolo – Normalmente causado por postura incorreta da coluna e do pescoço.
- A Artrite – Causada por uma inflamação aguda das articulações do corpo.
- A rigidez muscular, durante o exercício, pode ser um sinal de fadiga.
- Lesão ou acidente – Podem ser causados por uma pressão súbita no pescoço, durante uma atividade física, de alta intensidade, ou ocorrência violenta.
- Falta de vitaminas e minerais – É possível surgirem cãibras musculares e rigidez no pescoço, devido a um desequilíbrio eletrolítico (privação de sais importantes ao organismo).
- Dor da hérnia discal – Quando existe deslocamento de parte do disco intervertebral, pode existir dor e rigidez muscular no pescoço.
- Distensão muscular – Quando existe rutura muscular do tendão ou músculo.
- Nervo comprimido – Quando existe uma pressão excessiva sobre o nervo, por parte dos tecidos circundantes como ossos, cartilagem, músculos ou tendões.
- Reumatismo – Conjunto abrangente de doenças de origem não traumática.
A rigidez no pescoço deve ser tratada!
Alguns exercícios podem ser feitos em casa, a fim de melhorar a circulação sanguínea e assim reduzir a dor e a rigidez muscular no pescoço. É extremamente importante, que não subestime a rigidez do pescoço como sintoma, especialmente se for acompanhado por outros sintomas. Deve procurar ajuda médica logo que possível e apenas realizar os exercícios aconselhados pelo seu profissional de saúde. Na Clínica dos Ossos aconselhamos para esta patologia os seguintes tratamentos: Osteopatia, Acupunctura, Ortopedia, Activator Method, Clínica Geral, Homeopatia, Fisioterapia e Massagens Terapêuticas.
Na Clínica dos Ossos não poupamos a esforços, para que cada dia seja mais um dia de sucesso, na sua reabilitação.