Mais do que aumentar o peso, o excesso de apetite pode estar na origem de várias doenças, algumas delas graves. Daí que seja tão importante confiar numa equipa experiente e especializada que consiga tratar deste problema.
Essas duas qualidades podem ser encontradas nos profissionais da Clínica dos Ossos. Como o excesso de apetite não escolhe idades, estamos prontos para definir um plano de tratamento personalizado para crianças, adolescentes e adultos. Clique aqui para marcar já a sua consulta
Quais são as principais causas do excesso de apetite?
- Stress e ansiedade.
- Depressão.
- Hipertireoidismo (hiperatividade da glândula tireoide).
- Diabetes.
- Bulimia.
- Reação adversa de medicamentos, nomeadamente corticoides e antidepressivos.
- Tensão pré-menstrual.
- Hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue).
Quais são as principais consequências do excesso de apetite?
Ao contribuir para um aumento de peso, o excesso de apetite eleva o risco de morte prematura e efeitos debilitantes a nível físico e psicológico. Eis alguns exemplos:
- Diabetes do tipo 2.
- Doenças cardiovasculares e hipertensão.
- Doenças respiratórias.
- Vários tipos de cancro (especialmente os que estão relacionados com hormonas e doenças gastrointestinais, sobretudo o cancro do cólon).
- Osteoartrite.
- Problemas de locomoção.
- Problemas de ossos e articulações.
- Baixa autoestima (sobretudo causada pelo estigma social).
Se já se identifica com alguma destas consequências, mude o seu regime alimentar com a ajuda da Clínica dos Ossos! Temos uma equipa pluridisciplinar à sua espera! Agende já uma data através do número 212 741 494 ou do endereço [email protected]
Como tratar saudavelmente do excesso de apetite?
O tratamento para o excesso de apetite varia sempre conforme a condição que estimula este tipo de consumo. É fulcral que exista um plano de tratamento personalizado a longo prazo, fruto de uma cuidadosa avaliação pelos profissionais de saúde. Nunca se deve realizar nenhuma alteração ao plano de tratamento previamente estabelecido sem o consentimento do especialista que o aconselhou.
Uma dieta com um baixo teor em gorduras e alto teor em hidratos de carbono complexos (que nos fazem sentir saciados mais rapidamente) é um elemento relevante no tratamento do excesso de apetite. É muito importante que esta dieta seja conciliada com uma atividade física regular de modo a controlar o peso e evitar um apetite desregulado.
Existe também um conjunto de causas para o excesso de apetite, como por exemplo a diabetes, que necessita de ser controlado. Outros fatores de risco, nomeadamente as depressões, podem precisar de acompanhamento psicológico.
Por outro lado, se os problemas do excesso de apetite forem criados pelos medicamentos, é necessário que se altere a dosagem ou se incorpore um tratamento diferente, nomeadamente recorrendo às técnicas alternativas à medicina convencional.
Na Clínica dos Ossos é possível encontrar uma diversidade de soluções para resolver o seu problema de excesso de apetite. Tanto pode optar por sessões de Acupuntura como por um tratamento de Osteopatia, sem esquecer o Activator Method e Homeopatia.
Marque já a sua consulta pelo número 938 468 004.