Sabia que ressonar pode ser um sinal de obesidade e apneia do sono, duas condições que aumentam a probabilidade de risco cardiovascular?
Além disso a roncopatia pode originar danos psicológicos, nomeadamente um maior cansaço ao longo do dia, dando origem a acidentes, lapsos e baixa produtividade laboral.
Na Clínica dos Ossos é possível encontrar especialistas que dominam técnicas aplicadas no tratamento específico da roncopatia. Conheça-as! Clique aqui para marcar já a sua consulta
Porque sofre de roncopatia?
A roncopatia surge no decorrer do sono com o estreitamento ou obstrução das vias aéreas superiores (isto é, nariz, nasofaringe e orofaringe), o que origina a vibração de diversos tecidos moles graças à redução do fluxo de ar.
Numa boa parte dos casos a roncopatia tem origem em malformações anatómicas, nomeadamente um desvio do septo nasal, amígdalas hipertrofiadas e desnivelamento do palato. Sempre que há estas alterações nas vias aéreas superiores, estas ficam comprimidas, com um diâmetro mais reduzido, e há uma alteração da respiração, o que causa o ruído.
Os homens ressonam mais do que as mulheres?
Sim, porque têm uma anatomia diferente ao nível da faringe-laringe. No entanto, após a menopausa, o número de mulheres que ressona aproxima-se do número de homens.
As crianças também podem ter roncopatia: nestas idades, quando há uma obstrução da rinofaringe devido ao aumento das amígdalas podem ocorrer episódios em que os mais pequenos ressonam.
É por esse motivo que na Clínica dos Ossos contamos com tratamentos de roncopatia para crianças, adolescentes e adultos. Sabia ainda que temos uma experiência de mais de 20 anos e que 94% dos nossos utentes sente uma grande diferença após o primeiro tratamento?
Conheça mais vantagens do nosso trabalho! Ligue-nos para o 212 741 494 ou envie-nos as suas questões para [email protected]
Qual é o melhor tratamento para a roncopatia?
As técnicas a aplicar dependem sempre da idade do paciente, causas da patologia e existência de outras doenças associadas.
Ao marcar uma consulta na Clínica dos Ossos poderá contar com o apoio de uma gama de profissionais especialistas em sono nas áreas da Acupuntura, Homeopatia, Fisioterapia e Massagens Terapêuticas, entre outras.
Como complemento pode seguir estas indicações para o tratamento da roncopatia:
- Praticar exercício físico e perder peso (se necessário).
- Evitar o consumo de álcool e medicamentos para dormir.
- Evitar dormir de barriga para cima.
- Dormir um número de horas adequado para um bom descanso.
- Uso de máscara nasal para pressão positiva contínua das vias aéreas.
Quer conhecer melhor estes e outros conselhos para que o silêncio volte a reinar nas suas noites? Marque uma consulta sem compromisso para conversar diretamente com as equipas responsáveis pelo tratamento da roncopatia na Clínica dos Ossos! Ligue-nos já para o número 938 468 004 e marque uma data