Aquela pequena dor que primeiro abranda o passo e depois obriga a parar. Aquela sensação de não ter posição na cadeira e o nervosismo que se vai instalando à procura de um alívio que não encontra. Ou aquela sessão de treino que tem de interromper, porque a dor não deixa alcançar os objetivos. A dor inguinal manifesta-se de várias formas e em diferentes ocasiões.
Para quê viver com um incómodo que tem solução? Porquê ficar para trás num passeio com amigos, trabalhar com desconforto ou render-se perante uma limitação de desempenho? Recupere o seu bem-estar na Clínica dos Ossos. Não se deixe limitar pela dor inguinal e conte com o apoio de profissionais empenhados e experientes.
O que é a dor inguinal?
A dor inguinal pode ser uma sensação incómoda, dor aguda, pontada, pressão ou fraqueza na virilha, ou seja, na zona situada entre o estômago e a coxa.
Quem sofre de dor inguinal?
A dor inguinal pode manifestar-se em diferentes faixas etárias, afetando crianças, adolescentes e adultos. E não é exclusiva de um sexo: homens e mulheres padecem deste problema.
Atletas que praticam desportos de alto impacto, como por exemplo atletismo, hóquei, ténis ou futebol, sofrem frequentemente de dor inguinal. A crescente tendência para a prática desportiva desde a tenra idade também contribui para um aumento da diversidade etária deste grupo.
Pratica desporto e tem sentido uma impressão constante na virilha há já alguns dias? Fale com a Clínica dos Ossos para tratarmos do seu caso! Ligue-nos para o número 212 741 494 ou agende já uma data pelo endereço [email protected]
Quais são as causas mais comuns de dor inguinal?
Entre as causas mais comuns de dor inguinal encontra-se a distensão de músculos, ligamentos ou tendões da região inguinal. As distensões são frequentemente provocadas por esforço físico intenso ou movimentos bruscos. Por vezes sessões de exercício intensas, sequências de treino impróprias ou preparação física inadequada estão na origem das lesões.
A hérnia inguinal é outra causa frequente deste tipo de dor e consiste na protuberância de parte do intestino ou de outro órgão da cavidade abdominal numa zona de fraqueza da parede abdominal. As hérnias podem ser congénitas, mas nos adultos a obesidade ou a gravidez são exemplos de fatores de risco.
As pedras nos rins também são uma potencial causa de dor na virilha e surgem com a formação de concreções nos rins devido ao excesso de cálcio, oxalato ou ácido úrico na urina. Estes cálculos renais podem surgir devido a fatores genéticos, mas a ingestão insuficiente de líquidos e dietas ricas em sódio, açúcar e proteínas também podem estar na origem deste problema.
Acabou de se rever na explicação de uma destas causas e tem sentido uma constante dor inguinal? Recupere o seu conforto e agilidade! Ligue para o 938 468 004 para avançarmos com um diagnóstico e tratamento personalizado
Quais são as causas menos comuns de dor inguinal?
- Gravidez (especialmente na fase final da gestação).
- Infeção no trato urinário.
- Adenite (gânglios linfáticos que aumentam de tamanho devido a inflamação ou infeção).
- Inflamação na próstata, nos testículos ou nos intestinos.
- Artrose ou bursite (inflamação da bursa).
- Apendicite.
Quais são os sintomas de emergência da dor inguinal e medidas recomendadas?
Caso a dor se prolongue durante mais de dois ou três dias e ocorram sintomas, como por exemplo febre, náuseas, alterações nos testículos (como nódulos ou inflamação), sangue na urina ou propagação da dor a outras zonas, nomeadamente a zona lombar, peito ou abdómen, deve consultar um médico com urgência. Estes quadros clínicos podem refletir condições mais graves, como tumores.
A melhor forma de abordar a dor inguinal é não esperar que se intensifique ao ponto de exigir uma abordagem mais invasiva e traumática. Não permita que a dor aumente. Recorra atempadamente a um especialista.
Consulte um profissional da Clínica dos Ossos que o possa ajudar a identificar a causa do problema e a encontrar a solução mais indicada e rápida para o seu mal-estar. Para além dos casos mais sérios, a nossa equipa também está disponível para o tratamento de quadros mais comuns de dor inguinal que não são motivo de grande preocupação
A Clínica dos Ossos conta com vários tratamentos para acabar com a dor inguinal em crianças, adolescentes e adultos. Eis as nossas soluções:
- Osteopatia
- Quiropraxia
- Activator method
- Acupuntura
- Fisioterapia
- Ortopedia
Quer conhecer melhor o nosso trabalho antes de tomar uma decisão? Estamos prontos para esclarecer qualquer questão! Envie as suas dúvidas para [email protected]