Sente formigueiro ou fraqueza na perna? Os sintomas prolongam-se há um ano ou mais? É provável que sofra de dor ciática. Esta patologia é uma consequência de problemas na zona lombar, cuja dor é sentida ao longo de todo o nervo ciático.
A Clínica dos Ossos sabe que esta condição é bastante limitadora e que afeta largamente a qualidade de vida do paciente. Por isso, procuramos o tratamento da dor ciática mais inovador e mais eficaz, apostamos na formação e especialização dos nossos profissionais, para que os nossos pacientes tenham acesso ao tratamento mais eficaz, aplicado com a máxima segurança e conhecimento. Ao marcar uma consulta com os nossos especialistas vai compreender que as nossas terapias recorrem às técnicas mais inovadoras.
O que é a dor ciática?
Esta sensação dolorosa é comum a partir da meia-idade e na maioria dos casos é consequência de uma hérnia do disco intervertebral. Quando este comprime a raiz nervosa, o paciente tem dor, formigueiro ou fraqueza numa das pernas, bem como a sensação de dormência.
A dor incide no nervo ciático, que é o mais longo do corpo humano e, por isso, atinge toda a região lombar da medula espinal até à área posterior de cada perna.
Esta patologia pode prolongar-se durante um ano ou mais e raramente aparece nos jovens.
Quais são os sintomas da dor ciática?
Independentemente da região afetada, a dor intensa e aguda é uma das principais queixas e destaca-se das demais patologias por afetar apenas um dos lados do corpo.
Outros sintomas são:
- Dor acompanhada de sensação de formigueiro ou queimadura;
- Dor melhora quando o paciente está deitado ou a caminhar;
- Dor pode ser aguda ao ponto de impedir o paciente de se levantar ou andar;
- Dor agrava-se quando tosse ou espirra;
- Dor afeta sobretudo uma das pernas ou dos glúteos;
- Sensação de dormência ou de falta de força impede a movimentação do membro afetado.
A dor ciática tem tratamento?
Sim. Porém, o tratamento da dor ciática é direcionado para a origem da compressão do nervo ciático do canal por onde passa a coluna espinal. O diagnóstico da dor ciática é feito através de uma ressonância magnética.
Em mais de 80% dos casos não há necessidade de recorrer a cirurgia ou tratamentos complexos. Com um cuidado aplicado por profissionais de saúde especializados é possível resolver as crises em algumas semanas.
Regra geral são indicados anti-inflamatórios para diminuir a inflamação e medicamentos com ação de relaxante muscular. Quando a dor é prolongada e aguda, o médico pode prescrever injeções de corticoides na zona epidural.
Como aliviar os sintomas?
A dor ciática tanto pode ser permanente ou aparecer em determinadas situações. Na maioria dos casos, esta dor vai diminuindo após algumas semanas ou meses (quando tratada com fármacos). Porém, em algumas situações pode durar mais de um ano e ser incapacitante ao ponto de ser necessário fazer uma cirurgia.
Na Clínica dos Ossos consideramos que existem terapias alternativas e complementares do tratamento conservador (com recurso a fármacos). A fisioterapia é uma das técnicas que disponibilizados por profissionais altamente qualificados e experientes. Os resultados do exercício físico programado são muito eficazes, pois não só aliviam a dor, como ajudam a prevenir crises futuras. A aplicação de calor ou frio são igualmente excelentes opções.
Como prevenção, os nossos especialistas aconselham terapias que promovam a adoção de uma boa postura (para evitar a compressão da coluna), fortaleçam os músculos da zona lombar e impeçam a rápida degeneração dos discos intervertebrais. Agende uma consulta e saiba como acabar com a dor ciática.