Mais do que prejudicar o nosso bem-estar, as dores nos abdominais podem estar associadas a um sério estado de saúde que exige cuidados médicos imediatos. Por esse motivo é tão importante encontrar uma equipa experiente para elaborar um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Conte com os profissionais dedicados da Clínica dos Ossos para descobrir a origem das suas dores nos abdominais e encontrar a técnica mais indicada para o seu caso. Clique aqui para marcar já a sua consulta
O que são as dores nos abdominais?
Como o abdómen é uma região com bastantes órgãos, há uma maior probabilidade de se desenvolver uma vasta panóplia de problemas nessa parte do corpo. Daí que as dores nos abdominais sejam tão frequentes.
Estas manifestações ocorrem entre o tórax e a virilha e dividem-se entre a dor aguda ou crónica. Em alguns casos as dores nos abdominais podem também surgir espontaneamente e ser de leve intensidade, desaparecendo com o passar do tempo. Os seus sintomas mais frequentes são vómitos, febre, diarreia, sangue na urina ou nas fezes e falta de apetite.
Quais são as principais causas das dores nos abdominais?
- Problemas gastrointestinais:
- Inflamatórios – gastroenterite, apendicite, esofagite, diverticulite, doença de Crohn, colite ulcerativa e colite microscópica.
- Obstrutivos – hérnia, tumores, prisão de ventre e hemorroidas.
- Vasculares – embolia, trombose, hemorragia, angina abdominal e compressão de vaso sanguíneo.
- Digestivos – gases, úlcera péptica e intolerância à lactose.
- Problemas no fígado:
- Inflamatórios – hepatite e abscesso no fígado.
- Problemas no pâncreas:
- Inflamatórios – pancreatite.
- Problemas nos vasos sanguíneos:
- Dissecção da aorta e aneurisma da aorta abdominal.
- Problemas renais ou urológicos:
- Inflamatórios – infeção na vesícula.
- Obstrutivos – pedra nos rins, retenção de urina e tumores.
- Problemas na parede abdominal:
- Trauma ou estiramento muscular.
- Infeção muscular.
- Herpes zoster.
- Problemas ginecológicos ou obstétricos:
- Gravidez – ameaça de aborto e gravidez ectópica com rompimento.
- Inflamatórios – doença inflamatória pélvica.
- Endocrinológicos – menstruação.
- Tumores – quisto e cancro no ovário.
- Principais causas de dores nos abdominais fora do abdómen:
- Enfarte do miocárdio.
- Pneumonia.
- Hérnia de hiato.
Conte com a Clínica dos Ossos para evitar que as suas dores nos abdominais sejam o começo de um sério problema de saúde. Temos um conjunto de profissionais experientes no tratamento destas sensações desagradáveis em crianças, adolescentes e adultos. Agende já a sua consulta. Ligue-nos para o número 212 741 494 ou envie-nos um e-mail para [email protected]
Como tratar das dores nos abdominais?
É importante procurar assistência médica imediata quando as dores nos abdominais se encontram associadas a alguns sintomas, nomeadamente náuseas, vómitos, febre, abdómen visivelmente inchado, diarreia por mais de cinco dias ou falta de apetite prolongada. Estas manifestações podem ser um indício de problemas graves.
O tratamento prescrito pelo médico deve ser seguido rigorosamente, evitando-se a automedicação que até pode piorar o quadro.
A Clínica dos Ossos oferece-lhe como opção de tratamento um vasto conjunto de técnicas, como por exemplo Osteopatia, Acupuntura, Ortopedia, Activator Method, Homeopatia, Fisioterapia e Massagens Terapêuticas.
Com a ajuda da Clínica dos Ossos as dores nos abdominais deixarão de ser um problema. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o nosso trabalho, entre em contacto connosco pelo 938 468 004