Nos últimos tempos tem sentido um aperto ou dor no tórax? De certeza que já deve ter pensado que estava na iminência de sofrer um ataque cardíaco. Embora essa possa ser uma das causas de dor torácica, a maioria dos acontecimentos que chega às urgências tem outros motivos. É o caso das crises de ansiedade, traumatismos, dores musculares ou indigestões.
Para esclarecer a origem das suas dores no tórax e nunca comprometer a sua saúde, deve recorrer a profissionais especializados que lhe disponibilizem um diagnóstico correto e um tratamento adequado.
Conte com a equipa da Clínica dos Ossos para resolver as suas dores no tórax! Connosco os seus problemas serão sempre analisados e acompanhados com a máxima atenção. Clique aqui para marcar já a sua consulta
O que são as dores no tórax?
As dores no tórax ou dores torácicas são sintomas difíceis de interpretar. Estas dores podem ter origem não só nos órgãos e tecidos do tórax, mas também nos órgãos do abdómen.
Geralmente a dor torácica surge de forma espontânea, podendo ser sentida através da respiração e de um movimento ou mudança de posição.
A dor no tórax pode igualmente surgir perante um acidente, queda, hematomas na área do peito, stress, indigestão, distensões musculares, tosse em excesso e doenças, como por exemplo fibromialgia, depressão, artrite reumatoide, osteoporose e tumores no pulmão.
Quais são as outras causas para as dores no tórax?
- Enfarte agudo do miocárdio ou ataque cardíaco: ocorrência grave que pode surgir quando o normal funcionamento da circulação do sangue é interrompido. É possível que esta situação origine dor intensa e pulsante no centro do tórax que pode irradiar para os braços, pescoço ou ombros. Outros sintomas associados ao enfarte do miocárdio são desmaios, suores, náuseas ou falta de ar.
- Embolia pulmonar: bloqueio da artéria pulmonar por intermédio de um coágulo de sangue. Este processo pode surgir quando o trombo venoso (coágulo) se desloca do local onde foi formado para o pulmão. Além de haver dores torácicas na inspiração, é comum existir falta de ar.
- Pneumonia: patologia normalmente acompanhada por febre, tosse, arrepios e expetoração com sangue.
- Pleurisia: inflamação das pleuras pulmonares (membranas que revestem os pulmões). A aplicação de algum tipo de pressão no tórax é uma forma de aliviar a pleurisia. A doença pode desenvolver-se num quadro associado à pneumonia, causando dificuldades em respirar ou tossir.
- Costocondrite: inflamação associada a doenças reumáticas, fibrosite ou distensões musculares. Esta situação clínica pode surgir perante a fragilidade da cartilagem que liga as costelas ao esterno.
- Aneurisma da Aorta: problema desencadeado pela dilatação da aorta, a principal artéria do corpo que atravessa o tórax e o abdómen. O aneurisma nem sempre tem sintomas. Quando há manifestações, a patologia pode apresentar-se de uma forma muito intensa, principalmente perante uma rutura.
Se sente dores no tórax, descubra a sua origem através da Clínica dos Ossos. Confie num espaço com uma experiência de mais de 20 anos! Marque já uma data pelo número 212 741 494 ou pelo endereço [email protected]
Como tratar as dores no tórax?
O tratamento recomendado irá variar conforme a causa da dor no tórax. Felizmente na Clínica dos Ossos encontra uma diversidade de soluções para estas sensações incómodas: desde Osteopatia à Acupuntura, passando pela Ortopedia, Activator Method, Homeopatia e Fisioterapia. Tratamos das dores no tórax de crianças, adolescentes e adultos.
Na Clínica dos Ossos os pacientes estão sempre em primeiro lugar. Contacte-nos para comprovar! Ligue-nos para o 938 468 004 para agendar já uma consulta!