A massagem convencional é uma técnica utilizada por terapeutas em todo o mundo para promover o equilíbrio físico, bem como psíquico, contudo, embora seja relaxante, é pouco eficaz no tratamento de patologias específicas. Pelo contrário, as massagens terapêuticas podem debelar por si só determinados problemas de saúde ou serem usadas em conjunto com outras terapias num plano de tratamento mais abrangente.
Em que consiste as massagens terapêuticas?
Trata-se de um tipo de massagens que incorpora diversas técnicas manuais que visam melhorar a capacidade reparadora natural do corpo, diminuir a dor, promover a mobilidade e flexibilidade, melhorar o bem-estar, entre outros benefícios.
Para o efeito, o terapeuta recorre a um toque terapêutico com as mãos, que requer que se segure, aplique força, se posicione e mobilize os tecidos moles do corpo, para se obter os resultados pretendidos.
A quem se destina as massagens terapêuticas?
Estas massagens são especialmente indicadas para as pessoas que pretendem obter alívio imediato em situações de tensão ou dor aguda, bem como em situações de doenças crónicas, para amenizar o desconforto despoletado pelos seus sintomas. Mesmo assim, estas massagens destinam-se a qualquer pessoa que pretenda usufruir dos seus benefícios, pois a terapêutica é adaptada à idade e estado de cada indivíduo.
Quais são os problemas que as massagens terapêuticas tratam?
Estas massagens são indicadas para debelar vários tipos de problemas, entre os quais podemos realçar os seguintes:
- Dores articulares
- Dores musculares
- Rigidez ligamentar
- Rigidez muscular
- Tendinites
Quantas sessões são necessárias?
A massagem terapêutica deve ser realizada numa base regular para fomentar a saúde e prevenir o aparecimento de problemas. Disto isto, nos casos associados a lesões e doenças, a duração da terapia está intimamente ligada ao tipo de problema a tratar, bem como à evolução registada em cada sessão.
As marcações podem ser feitas numa base semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com a preferência do paciente ou com o que foi delineado no seu plano de tratamento. Por isso, os custos globais desta opção terapêutica podem variar de acordo com o número de sessões realizadas.
Clique aqui para obter informações sobre os preços das massagens terapêuticas por sessão!
Quais são os efeitos secundários?
Quaisquer efeitos secundários associados à realização destas massagens são raros, especialmente quando se recorre a um terapeuta devidamente qualificado e que siga todos os cuidados inerentes a esta prática. Ainda assim, os efeitos secundários mais comuns incluem dor ou desconforto temporário, aumento da sensibilidade, bem como alergia aos óleos usados durante a massagem.
De forma a evitar quaisquer potenciais efeitos colaterais, a Clínica dos Ossos dispõe de um corpo clínico com profissionais credenciados e experientes, capazes de reduzirem ao mínimo possível este risco. Os nossos terapeutas estão preparados a intervir em qualquer situação passível de ser tratada por estas massagens, adequando a pressão e velocidade do toque terapêutico às necessidades do tecido, bem como do indivíduo, para otimizar o seu bem-estar durante a sessão de tratamento e após a mesma.
Gostaria de marcar uma sessão de massagens terapêuticas em Almada? Clique aqui para marcar a sua sessão na Clínica dos Ossos!