As doenças ortopédicas afetam uma percentagem significativa da população portuguesa, limitando a mobilidade das pessoas e reduzindo a sua produtividade, bem como a qualidade de vida das mesmas. Apesar de muitas pessoas viverem com os seus sintomas, sem procurarem ajuda médica, existe uma especialidade médica que as pode ajudar a amenizar os sintomas destas doenças, nomeadamente a ortopedia.
Trata-se de uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico, bem como ao tratamento, quer médico, quer cirúrgico, de lesões e doenças do sistema locomotor. Os distúrbios tratados por esta especialidade podem ser ao nível ósseo, das articulações, tendões, músculos ou até mesmo dos nervos periféricos localizados nos membros.
A quem se destina a ortopedia?
Destina-se a todos os pacientes que apresentam sintomas de lesões ou doenças ortopédicas. Estas doenças manifestam-se essencialmente pela presença da dor, a qual pode afligir, por exemplo, a coluna, os joelhos, ou extremidades do corpo, como as mãos ou tornozelos, dependendo da localização e tipo de distúrbio.
Nesse sentido, sempre que os sintomas apresentados diminuírem a sua mobilidade, interferindo com o seu bem-estar e qualidade de vida, deve-se recorrer a assistência médica especializada para controlar os mesmos.
Quais são os problemas que a ortopedia trata?
Esta especialidade está indicada para o tratamento de vários distúrbios ao nível do sistema músculo-esquelético do corpo, entre os quais, podemos destacar:
- Artrite
- Bursite
- Cifose
- Doença de Paget
- Dor lombar
- Dor no joelho
- Dor no ombro
- Dor no pé
- Escoliose
- Fibromialgia
- Fraturas
- Lesões dos tecidos moles
- Osteoporose
- Ruptura do menisco
- Síndrome do túnel cárpico
- Tendinite
Em que consiste a consulta de ortopedia?
A consulta tem como objetivo diagnosticar o distúrbio que afeta o paciente, com base nos sintomas apresentados pelo mesmo, bem como delinear um plano de tratamento que permita minimizar a evolução do problema, a par de quaisquer eventuais consequências, e melhorar o seu estado de saúde.
Por isso, a escolha da sua clínica de ortopedia reveste-se de grande importância, para que se possa diagnosticar atempadamente a doença ou lesão ortopédica e tratá-la em conformidade. Para o efeito, a Clínica dos Ossos dispõe de um corpo clínico composto por profissionais experientes e competentes e de instalações dotadas de todas as condições para intervir em qualquer problema passível de ser tratado por esta especialidade, quer o tratamento a adotar seja conservador, quer seja cirúrgico.
Clique aqui para marcar uma consulta de ortopedia na Clínica dos Ossos.