Sabia que as artroses nos dedos das mãos são degenerativas, sendo necessário recorrer a um tratamento o mais rápido possível para impedir a sua progressão e controlar a dor?
Encontre na Clínica dos Ossos um conjunto de tratamentos para preservar a mobilidade das articulações e membros. A nossa equipa compromete-se a prestar estes cuidados, assegurando com o maior profissionalismo um acompanhamento especializado de cada paciente através da avaliação da sua condição física e elaboração de um plano individualizado.
Clique aqui para marcar já a sua consulta
Em que consiste a artrose nos dedos das mãos?
A artrose nos dedos das mãos resulta do atrito gerado entre o deslizamento dos ossos devido ao desgaste da cartilagem que se localiza entre as extremidades dos ossos dos dedos. Quando se encontra desgastada, a cartilagem fica seca, acabando por expor o osso deformado. A artrose afeta:
- As articulações entre os metacarpos e as falanges.
- As articulações entre as falanges e o primeiro metacarpo.
- As articulações entre o osso trapézio e o primeiro metacarpo.
Artrose nas articulações entre os metacarpos e as falanges
Afeta sobretudo homens com profissões que implicam um trabalho manual de esforço, como por exemplo os pedreiros ou carpinteiros.
Nestes casos a doença provoca a deformação dos dedos e apresenta-se como menos sintomática.
Artrose nas articulações entre as falanges e o primeiro osso do metacarpo
As mulheres têm tendência para sofrer mais deste tipo de artrose. As dores nos dedos das mãos são frequentes e estes membros ficam deformados, já que surgem desvios no osso e nódulos fibrosos.
Nestas situações a doença torna-se também num problema estético, afetando a autoestima da paciente.
Artrose entre o trapézio e o primeiro osso do metacarpo
Afeta sobretudo mulheres geralmente com mais de 50 anos e costuma atingir mais uma mão do que a outra. Esta degeneração é bastante dolorosa sobretudo durante a noite e é responsável por grandes limitações das funções do membro afetado.
Quais são os fatores de risco da artrose nos dedos das mãos?
- Período pós-menopausa.
- Profissões de grande esforço físico.
- Trabalho doméstico.
- Fatores genéticos e hereditários.
- Elevada frequência de traumas ou fraturas, especialmente nos desportistas.
Revê-se num destes fatores de risco? Previna-se e marque já uma consulta com a equipa experiente da Clínica dos Ossos! Agende uma data pelo número 212 741 494 ou pelo endereço [email protected]
Quais são os sintomas da artrose nos dedos das mãos?
- Dor constante.
- Mobilidade reduzida.
- Rigidez da articulação.
- Inchaço.
- Sensação de formigueiro após muito tempo em repouso.
Os sintomas surgem lentamente e costumam piorar com as alterações meteorológicas, sobretudo a humidade. Com a evolução da doença, a mão tende a ficar deformada e os movimentos vão ficando cada vez mais limitados.
Qual é o tratamento aconselhável para as artroses nos dedos das mãos?
Na maioria dos casos o tratamento baseia-se em injeções de cortisona (para aliviar os sintomas, nomeadamente as dores nos dedos das mãos), cirurgia e exercícios.
Por exemplo na Clínica dos Ossos disponibilizamos sessões de Fisioterapia que contribuem para uma melhoria da qualidade de vida do paciente tal como acontece com outras técnicas, como por exemplo a Homeopatia, Activator Method, Ortopedia, Osteopatia e Massagens Terapêuticas. Tratamos das artroses nos dedos das mãos de crianças, adolescentes e adultos.
Caso tenha dúvidas sobre o nosso trabalho, ligue-nos para o 938 468 004. Estamos sempre prontos para responder a todas as questões.