É frequente que após um esforço exagerado do pescoço ou após uma noite mal dormida surjam os sintomas de torcicolo. O mais comum é sentir dor, de moderada a aguda, na zona do pescoço, seguida de uma inclinação da cabeça, de forma a defender-se contra a própria dor.
Para acabar com esta tensão e desconforto na região do pescoço, é importante que contacte um especialista para problemas de coluna vertebral. Na Clínica dos Ossos encontram-se os melhores especialistas, que lhe oferecem todas as garantias de um tratamento célere e eficiente.
O que é o torcicolo?
Estamos na presença de um torcicolo, quando existe uma contração involuntária e dolorosa dos músculos do pescoço, impedindo ou bloqueando o movimento da cabeça. Geralmente, o torcicolo é originado por alguma disfunção, lesão ou inflamação da musculatura cervical, nomeadamente do músculo esternocleidomastóideo. Podem também existir casos de compressão dos nervos, que saem da espinal medula, e também de disfunções articulares da coluna cervical, como é o caso da hérnia discal cervical.
O torcicolo pode levar a movimentos e posturas anormais da cabeça, principalmente de um dos lados do pescoço, levando a cabeça a ficar inclinada para um lado e o queixo para o lado oposto.
Esta perturbação dos músculos do pescoço tem uma prevalência na idade adulta e uma tendência para afetar mais as mulheres, do que os homens. Normalmente, esta disfunção desaparece ao fim de alguns dias, contudo, em casos mais graves, pode existir situações de torcicolo congénito, resultante de perturbações ósseas ou musculares, que podem requerer cirurgia.
Causas para o torcicolo
Na maioria dos casos, o torcicolo pode surgir de forma inesperada e sem que tenha sofrido nenhum tipo de traumatismo ou acidente. É, frequente, os sintomas surgirem na manhã precedida a uma noite com má postura durante o sono, ou desenvolver-se de forma lenta durantes alguns dias. Contudo, vejamos quais as causas mais comuns de torcicolo:
- Traumatismos;
- Movimentos bruscos;
- Maus hábitos de sono;
- Má postura;
- Consequências de lesões discais;
- Artroses;
- Fatores psicológicos.
Também se pode verificar a prática de atividades diárias, que quando realizadas de forma sistemática e repetitiva, podem contribuir para o surgimento do torcicolo. Além disso, esta lesão é muito comum, através do desempenho de algumas funções profissionais, levando muitas vezes à adoção de uma posição desconfortável ou de uma postura incorreta, seja numa secretária ou na prática de atividades que obriguem a utilizar os braços à frente do corpo, como a condução, ou ainda a elevação de pesos acima da cabeça.
Embora existam incidentes em que um simples movimento de rotação ou flexão do pescoço possa originar um torcicolo, existem também casos, mais raros, em que o torcicolo está associado a patologias mais graves, de origem neurológica, de ossos ou articulações.
Recupere do torcicolo com a nossa ajuda
Para que se possa precaver de situações com maior gravidade, deve consultar um especialista para problemas de coluna, que possa realizar um diagnóstico correto e que elabore um tratamento eficaz. De forma a ultrapassar este problema de saúde e a realizar as suas atividades diárias sem dor ou incómodo, a Clínica dos Ossos coloca ao seu dispor um conjunto de áreas de tratamento como a Osteopatia, Acupunctura, Ortopedia, Activator Method, Clínica Geral, Homeopatia, Fisioterapia e Massagens Terapêuticas.
Os especialistas da Clínica dos Ossos têm uma vasta experiência no tratamento de torcicolos, o que leva a que, quase todos, fiquem melhor após um único tratamento!